Oct 16 / José Mariz

POCUS Abdominal em Doente Agudo e Crítico com Fatores de Risco

No contexto de pacientes agudos e críticos, este caso clínico explora o papel transformador de POCUS como uma ferramenta essencial no arsenal dos médicos no serviço de urgência. A rápida identificação e avaliação de condições abdominais são cruciais para iniciar o tratamento adequado e melhorar as chances de recuperação.

Este caso clínico é apresentado com o recurso à estrutura dos 4 Is do POCUS: Identificação, Imagem, Interpretação e Integração. 

Identificação

Homem de 59 anos de idade, antecedentes de dislipidémia, fumador e abuso crónico de álcool, autónomo para as actividades da vida diária. Segunda vinda ao serviço de urgência por queixas de dor torácica/epigástrica mal definida, com 24 horas de evolução tendo no dia anterior tido alta do SU após avaliação clínica, imagiológica, eletrocardiográfica e analítica sem alterações de relevo. Por agravamento da dor ao nível do epigastro recorreu ao serviço de urgências.

Ao EO bem acordado, orientado e colaborante, prendendo bem a atenção, TA: 107/85, FC: 106, Sat(aa): 99%, mucosas ligeiramente descoradas, mas hidratadas, anictéricas e acianóticas.

Eupneico em ar ambiente e em repouso. AC: hipofonética; AP: MV presente e simétrico bilateralmente. Sem RAs.

Abdómen: RHA+, timpanismo em todos os quadrantes, depressível mas doloroso na palpação profunda, sem clara defesa involuntária.

Membros: sem edemas

Realizado POCUS.

Imagem

Write your awesome label here.
Janela Abdominal - Sonda em orientação longitudinal, do Epigastro até o Flanco Esquerdo
Write your awesome label here.
Janela Abdominal - Quadrante Superior Direito

Interpretação

Que diagnóstico suspeita?

Este caso não é de fácil interpretação e integração! A presença de artefactos de reverberação na transição da região epigástrica para o flanco esquerdo, demonstrando que não se trata de reverberação da pleura, associado à presença de líquido livre, no contexto da dor abdominal mal definida, apontam para o diagnóstico de perfuração de víscera oca.

A TAC confirmou a presença de volumoso pneumoperitoneu. O doente foi de imediato ao BO onde foi evidenciada perfuração de Úlcera Gástrica e submetido a Ulcerorrafia com epiploplastia.

Integração

A Precisão no Diagnóstico.

A utilização do POCUS no contexto de pacientes agudos e críticos oferece uma ferramenta valiosa para a rápida identificação e avaliação de condições abdominais. A capacidade de visualizar diretamente as estruturas internas do abdómen em tempo real possibilita uma avaliação mais precisa e imediata, muitas vezes sem a necessidade de deslocar o paciente para exames de imagem mais complexos.
Empty space, drag to resize
Empty space, drag to resize
Para uma melhor compreensão dos pilares “Identificação, Imagem, Interpretação e Integração”, que estruturam a análise sistemática dos casos clínicos, em “Modelo dos 4 Is do POCUS” apresento esta abordagem. Estes princípios não só oferecem soluções adaptadas a cada cenário, mas também facilitam a comunicação entre diferentes especialidades.